Empreender é para mim?

Será que empreender é para mim?

A pergunta que não cala.

E eu percebo!

Também eu me fiz esta pergunta muitas e muitas vezes quando decidi começar a explorar este mundo do empreendedorismo.

Afinal são muitas as dúvidas que surgem:

“E se eu não for boa o suficiente?”

“Mas vou fazer o que?”

“ E começo por onde?”

“Será que vou ter clientes?”

“Não sei o suficiente!”

E por aí vai!

Por isso, antes de te enumerar o que acho que é mesmo importante teres para empreenderes, deixa-me dizer-te que independentemente de todas as características que possa colocar aqui, se queres mesmo empreender pode e vai ser para ti! 

Tudo na vida é possível e para nós desde que estejamos dispostos a fazer por isso.

 

Por isso vamos lá ao que considero mesmo importante para todos os que querem empreender:

  1. Proatividade – Se és daquelas pessoas que não tem problemas em procurar soluções e que para tudo “arranjas um jeito” então já estas em vantagem! Empreender vai exigir de ti aquilo que sabes e não sabes! Vais ter que meter mãos à obra em muitos temas sobre os quais não sabes tanto e procurar soluções onde não sabias que existiam.
  1. Autoconfiança – Se vais começar a empreender vais ter que confiar em ti, nas tuas capacidades e no processo. Muitas vezes vais precisar de uma dose extra de confiança e desafiar todas as pessoas que vão questionar se tens a certeza. Mas vai por mim, se não fores tu acreditar em ti, nos teus sonhos e no teu negócio ninguém vai acreditar!
  1. Visão a longo prazo – se tomas as tuas decisões com os pés no presente mas a cabeça no futuro, metade do caminho já esta feito! Para empreender é preciso ter a capacidade de ver e tomar decisões que não nos trazem retorno imediato. É preciso organizar, planear e ser estratégico em todas as decisões tomadas.
  1. Adaptabilidade – a capacidade de nos adaptarmos e mudarmos é um must-have na hora de empreender. Muitas vezes vais precisar de adaptar os teus planos, voltar atrás, começar de novo e refazer. É preciso ter a capacidade de olhar para o cenário como um todo e perceber quando é hora de mudar.
  1. Humildade – ninguém sabe tudo sobre tudo então é preciso e necessário teres humildade para procurares ajuda quando precisares. Seja a construir um site, com as redes sociais, com fotografias de marca. No que for. Teres a capacidade de perceber quando precisas de ajuda é o primeiro passo para que não fiques estagnado e o teu negócio cresça.
  1. Paciência – Por último, mas não menos importante, seres paciente. Roma não se fez num dia, o teu negócio também não se fará. Leva tempo, requer paciência, esforço e consistência.Lembra-te disso sempre que quiseres resultados rápidos e fáceis: tenho que ter paciência!

E então, será que tens o que é preciso para empreender?

Passa pelas minhas redes sociais e conta-me tudo!

© 2020 Márcia Assunção - All Rights Reserved.