Como ter motivação para empreender?

Quem me acompanha pelo Instagram viu que há uns dias fiz uma reflexão sobre motivação.
Muitas pessoas perguntavam-me “como é que fazes para ter tanta motivação todos os dias?”

E depois de pensar um bocadinho sobre este assunto cheguei a conclusão de que a resposta a esta pergunta era na verdade muito simples. Não faço!

Não estou sempre motivada, não conheço ninguém que esteja e é normal!

Tendemos a achar que as pessoas que seguimos têm sempre uma motivação desmedida ou uma solução milagrosa que os faz ter mais motivação. E não é verdade!

Ninguém está sempre motivado, ninguém é sempre produtivo, ninguém é sempre criativo e está tudo bem!

Por aqui posso garantir que não tenho nenhuma força especial que me mantém motivada.
O que funciona para mim e realmente me fez mudar a chave em relação a este assunto foi perceber duas duras verdades:

Sou a única pessoa responsável pela minha vida. E tu pela tua!

Por muito que choremos, nos lamentamos ou achemos algumas situações injustas só depende de nós mudar a nossa realidade e fazermos pela nossa vida! Ninguém vai fazer pelos teus sonhos se tu não fizeres e ninguém vai chegar ao pé de ti um dia e dizer “está aqui tudo o que sonhavas. Aproveita”.
Se era bom? Sim, mas infelizmente, a vida não funciona assim.

Durante toda a minha vida (e acredito que te revejas) fiz coisas apenas e só porque tinha que fazerEram obrigações e mesmo que não quisesse tinha que ser.

Fosse pagar a renda da casa, as contas, ir trabalhar, cozinhar, etc etc. Há milhares de coisas que fazes diariamente por obrigação e faz parte! Mas comecei a questionar-me: se faço isto por obrigação porque não utilizar essa mesma “obrigação” para coisas que quero? Para os meus sonhos

E isso leva-nos a outra conversa. Não sobre motivação, mas sobre disciplina

E posso dizer-vos que é com disciplina que faço tudo o que precisa de ser feito.

Porque, pensem comigo, se fazemos todas estas coisas que enumerei porque temos que fazer porque não usar esse sentimento de obrigação para com os nossos sonhos?

Assim como te comprometes em pagar a renda, compromete-te em dedicares 1h do teu dia aquele projeto que querias mesmo começar.
Assim com te comprometes a ir trabalhar, compromete-te a todas as semanas reservares um tempo para aquele sonho que andas a adiar.

Experimenta sempre que tiveres com preguiça pensar “ok hoje não estou com tanta vontade, então ao invés de ir fazer isto que envolve 1h de esforço, vou fazer todas estas pequenas coisas que envolvem só meia hora”

Experimenta quando não tiveres motivação pensar “não estou com motivação, mas também não preciso de estar. Sou responsável pela minha vida e vou fazer o que precisa ser feito”.

Garanto-te que após pensares assim algumas vezes e começares de facto agir, se vai tornar cada vez mais simples. Porque o teu cérebro automaticamente vai pensar “já sei que estou com pouca vontade, mas que tem que ser”.

Pequenos passos diários valem muito mais que grandes passos ocasionais.

Faz! Não importa se muito ou pouco mas faz!

Acredita, daqui a um ano vais desejar ter começado hoje!

Se gostavas de ter mais dicas como esta, sobre empreendedorismo, sobre como começar um negócio online, marketing e fotografia, segue-me no Instagram e subscreve a newsletter.

Vamos falando!

© 2020 Márcia Assunção - All Rights Reserved.